quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

1- Delegado do Para/2006, prova do cespe.

Um estado da Federação colocou em disponibilidade todos os seus servidores que estavam respondendo a processo administrativo disciplinar. Os cargos foram declarados extintos, e o Estado contratou novos servidores para as mesmas funções. Considerando a situação hipotética apresentada acima, assinale a opção incorreta.


A O Poder Judiciário pode interferir no mérito desse ato, pois há aspectos referentes à legalidade que podem ser objeto de avaliação judicial.


B Ainda que aparentemente objetivo, o critério para a colocação de servidores em disponibilidade demonstra violência ao devido processo legal.


C Embora declarada a extinção dos cargos, o fato de o Estado contratar novos servidores para as mesmas funções evidencia o caráter punitivo da medida.


D Ainda que ao ato seja dada notoriedade que extrapole a esfera do serviço público, havendo repercussão também na sociedade local, não se pode considerar atingida a honra subjetiva dos servidores envolvidos, sendo indevida a concessão de verba compensatória.



Vamos comentar os itens?

Um comentário:

Unknown disse...

a) Pefeito, nada impede do Poder judiciário apreciar a legalidade e a razoabilidade do ato administrativo, mesmo que ele seja discricionário. ITEM CORRETO

b) CORRETO, pois não foi dada uma decisão conclusiva do Procedimento Administrativo Disciplinar - PAD, mesmo assim ja pôs os servidores em disponibilidade. Feriu, portanto, o devido processo legal.

c) Essa não entendi muito. Não sei se a contratação de novos servidores tem efeitos punitivo. Mas o Cespe considerou.

d)A partir do momento que foge do campo da Administração Pública e venha prejudicar a vida social dos servidores públicos, os fatos ensejadores do crime de injúria (honra subjetiva), vai ser fundamento para pleitear verbas indenizatórias. ITEM INCORRETO